Como classificar os imóveis pelo seu mobiliário?

    Talvez você nunca tenha parado para pensar como isso pode ser importante na compra ou venda de um imóvel, mas, se viu um anúncio certamente já leu ou ouviu termos como imóvel vazio, semimobiliado ou mesmo decorado, pois pensando nisso resolvemos deixar as coisas um pouco mais claras neste post. 

Os termos mais comuns são os que já citamos mas em geral costumamos descrever até 6 formas diferentes, sendo as 3 mais comuns aqui na região de Capão da Canoa:

Imóveis vazios, mobiliados e mobiliados/decorados.

    Porém dentro destas opções conseguimos identificar cerca de 3 subtermos que ajudam a classificar melhor os imóveis e que você encontra em várias unidades anunciadas em nosso site e que são:

Imóveis semimobiliados, muito bem mobiliados e finamente mobiliados e decorados.

    Claro que estes termos são os que utilizamos aqui em nosso escritório mas cada um terá uma visão distinta, o que realmente importa é que você saiba definir o que realmente está comprando ou vendendo para fazer sempre o melhor negócio. Assim vamos descrever a seguir um pouco do que entendemos de cada termo na ordem:

Imóveis vazios – Não possuem nada de mobília, como o próprio nome indica, porém muito mais do que apenas não ter mobília os imóveis vazios se forem novos também não vão ter instalações hidráulicas e elétricas prontas e isso deve ser muito bem analisado na hora da compra pois se transformará em um custo maior para deixá-lo em condições de uso.

Imóveis semimobiliados – Possuem alguma mobília, seja ela fixa ou móvel mas não estão completos e prontos para o uso. Geralmente estes são imóveis que chegaram a ter algum uso e o proprietário anterior precisou retirar parte da mobília. Apesar de não estar completamente em condições de uso na maioria dos casos já contará com algumas instalações pois neste tipo de imóvel o que fica normalmente são mesas, camas e armários e grandes eletrodomésticos, sem contar também chuveiros, lâmpadas ou lustres e outros itens que demandariam um gasto a mais para repor.

Imóveis mobiliados – São imóveis que estão completos e prontos para o uso, porém sem nada de especial, apenas com a mobília básica para o uso do dia a dia e que muitas vezes é adquirida pronta, normalmente sem a utilização de mobiliário planejado. Nestes imóveis encontramos tudo o que é necessário como eletrodomésticos, instalações hidráulicas (de banheiro, cozinha ou área de serviço), elétricas (de lâmpadas, lustres, chuveiros entre outros) e móveis (como armários, balcões, mesas, cadeiras, camas e etc.) todos prontos, porém é apenas o básico para o uso diário.

Imóveis muito bem mobiliados – Não é usual encontrar este termo mas aos poucos começamos a encontrar mais destas unidades no mercado, este é um caso muito específico em que as construtoras vendem um produto como decorado mas que não deve ser identificado como tal, ele possui algo a mais do que uma mobília simples mas ainda faltam mais detalhes decorativos.

    Muitos apartamentos são entregues com uma linda sala de estar mas não fazem a instalação da cortina, ele de fato pode estar muito bonito e até possuir detalhes decorativos mas se falta algo que é até básico não pode ser considerado completo, ou mesmo decorado, por isso muitos imóveis se encaixam nesta espécie de subtermo.

Imóveis decorados – Este possuem móveis planejados, decorações que incluem quadros, plantas, detalhes mais caprichados de iluminação, detalhes em gesso entre outros materiais que deixam o imóvel com um aspecto mais luxuoso, além disso o imóvel possui decorações que dão um charme exclusivo ao mesmo como bonitos adornos e papéis de parede.

Imóveis finamente mobiliados e decorados – Estes podem ser considerados como o ponto máximo em se tratando de decorações, e assim como os imóveis semimobiliados e muito bem mobiliados é mais uma espécie de subtermo. Nestes imóveis a decoração é mais caprichada, a mobília é planejada de forma a valorizar muito mais o ambiente, encontramos os mais nobres materiais como pedras, madeiras de lei e metais que exultam verdadeira opulência. Além disso costumam ter um sistema de iluminação muito mais sofisticado, geralmente em LED ou imitando lâmpadas antigas quando usam um estilo mais vintage, sem contar os quadros que fazem alusão a um mesmo tema, acabamentos em gesso de acordo com as últimas tendências, cortinas com diferentes funções, cristaleiras e adornos de todos os tipos e até mesmo eletrodomésticos integrados ao ambiente de forma a criar um design exclusivo, valorizando ainda mais o imóvel.

    Claro que estes termos não são uma classificação oficial, muito pelo contrário, é um compilado criado pela equipe da Imobiliária Bernardes com base no que encontramos aqui no mercado imobiliário de Capão da Canoa mas que certamente pode ser utilizado no país todo. Resolvemos fazer esta postagem pois acreditamos que este espaço do Blog é perfeito para levar aos nosso clientes um conteúdo relevante e assim na próxima vez que você ver um anúncio ou conhecer um imóvel poderá tirar suas próprias conclusões sobre em qual classificação ele se encaixa e se o valor está de acordo com o que ele te entrega.

    Em nosso site ibernardes.com.br você encontra centenas de lindas opções de imóveis decorados com as melhores condições de pagamento e o atendimento de excelência pelo qual a Imobiliária Bernardes é reconhecida.

    Fique à vontade para enriquecer nosso Blog no campo dos comentários abaixo.

    Gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos e familiares.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bairros de Capão da Canoa - RS | Desbravando Capão #02 | Bairro Centro

Bairros de Capão da Canoa - RS | Desbravando Capão #01 | Bairro Navegantes

Vem ai a Primeira Festa Junina de Capão da Canoa 🍿🌽🫔🔥🍷 - Data remarcada