Bairros de Capão da Canoa - RS | Desbravando Capão #01 | Bairro Navegantes

 

    Falar sobre os bairros de Capão da Canoa não é uma tarefa simples, para quem é da região pode parecer sem importância o assunto, mas se desejamos almejar o turismo como fonte de renda e incremento na base da economia da cidade precisamos estar preparados para não apenas divulgar mais e melhor, mas também de conhecer nossa cidade e fazer com que mais pessoas queiram e consigam também conhecer ela. 



    Por isso vamos começar uma série de artigos contando sobre os nossos bairros e as principais características de cada um deles, incluindo alguns de seus comércios mais famosos, suas praças (clique aqui e veja as 5 Praças mais legais de Capão) e o que de mais importante pudermos falar a respeito.

    Para começar a pesquisa e poder falar com mais propriedade do assunto comecei indo na Prefeitura Municipal de Capão da Canoa, mas já vi que a tarefa não seria fácil, uma vez que na própria Prefeitura existem sobreposições de informações e o que é naturalmente conhecido como um bairro pode ser apenas um loteamento que documentalmente falando faz parte de um bairro e não e uma unidade integral, confuso não? Mas não se preocupe, conforme avançarmos no texto com exemplos você vai conseguir compreender melhor essa “colcha de retalhos” que unida forma nossa cidade.

    Podemos começar pelos bairros balneários, cujo nome já identifica que são aqueles destinados ao banho e que estão à beira mar, pois do latim balneariu é um adjetivo relativo a banho que conforme o dicionário Aurélio a palavra refere-se a locais de banho ou estâncias de água onde se empregam banhos medicinais e reside exatamente nesta descrição da palavra que nasceu nosso município.

    Como o primeiro bairro da cidade na divisa sul temos o Navegantes, esse bairro se notabilizou nos últimos anos como a zona nobre da cidade, isso ocorreu por 3 motivos principais:


    O primeiro é a sua localização, na divisa com Atlântida, a praia mais badalada do estado e o bairro mais ao norte da cidade de Xangri-Lá – RS.


    O segundo é a criação natural de uma verdadeira rota gastronômica junto a Av. Paraguassú, principal Avenida do município e que percorre longitudinalmente toda a extensão de Capão da Canoa de norte a sul.


    E em terceiro lugar pelos grandes investimentos na construção civil, as construtoras locais passaram a investir em edifícios cada vez mais sofisticados nos últimos anos e estes pontos unificados fizeram o valor desta região subir muito, sendo hoje um dos metros quadrados mais caros de Capão.

    O bairro, apesar de pequeno com cerca de 21 quadras e orla marítima de apenas 650 metros conta com uma série de atrativos interessantes para a alta e baixa temporada. Em seu interior encontramos 2 praças, sendo a mais famosa a Praça de Iemanjá, também conhecida como Santinha e Nossa Senhora dos Navegantes, esse espaço religioso está localizado no calçadão a beira mar junto a confluência com a Av. Ubirajara e além do cunho religioso serviu de inspiração para o próprio nome do bairro visto que em qualquer uma das denominações a santa é a protetora dos navegantes e rainha das águas.

    A segunda Praça é a Luterana, mas também conhecida como Praça Tiarajú, o primeiro nome vem da Igreja Luterana que possui uma unidade no centro da praça, praticamente dividindo ela em duas, a parte ao oeste conta com muitos bancos e pergolados para que as pessoas possam passear, tomar um chimarrão, reunir a família e curtir os dias bons, tem também uma horta comunitária e um quiosque para venda de alimentos e bebidas. Já a parte leste conta com 2 quadras de areia para as práticas esportivas, bem como um espaço gramado, bancos e também tem um quiosque para venda de bebidas e crepes, famosos na região.

    Nos comércios do bairro destacamos a presença da sede do banco Banrisul, a Pizzaria The Petit, o restaurante Petiskos, a academia Zero Um, lojas de móveis e decoração, posto de combustíveis, La Mafia Barbearia, cafés e padarias e claro, muitas imobiliárias, a marca registrada de Capão da Canoa, além de inúmeros outros comércios que deixaremos para que você possa conhecer. O bairro como já dissemos faz divisa ao sul, pela Rua Ubatuba (e uma quadra pela Rua Divisória) com a praia de Atlântida, ao Leste o seu limite é o Oceano Atlântico na beira mar, ao Oeste o limite é a Av. Paraguassú e ao norte o seu perímetro está limitado pela Av. Ararigboia, famosa por abrigar o mercado Nacional e servir de porta de entrada para a maioria dos visitantes do município.

    Com esta pequena descrição começamos a desbravar Capão da Canoa para que você, nosso visitante, veranista ou mesmo morador possa conhecer mais da maior cidade do litoral gaúcho. Não perca a sequência desta aventura que vamos seguir, desbravando a cidade e conhecendo todos os bairros, o próximo é o bairro Centro.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Em nosso site ibernardes.com.br você encontra mais de 1400 ofertas de imóveis, sempre com as melhores condições de pagamento, sem contar o atendimento de excelência pelo qual a Bernardes Imóveis é reconhecida.

    Fique à vontade para enriquecer nosso Blog no campo dos comentário abaixo.

    Gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos e familiares.

Comentários

  1. E você, conhece Capão da Canoa ou já sabia destas curiosidades sobre o bairro Navegantes?
    Compartilhe conosco suas considerações.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bairros de Capão da Canoa - RS | Desbravando Capão #02 | Bairro Centro

Vem ai a Primeira Festa Junina de Capão da Canoa 🍿🌽🫔🔥🍷 - Data remarcada