Método Construtivo do Futuro? Conheça o Light Steel Frame
O Light Steel Frame é apontado por muitos como o método construtivo do futuro, mas qual é o motivo desta consideração tão forte em relação a um tema assim tão importante e que vai impactar a vida de milhões de pessoas?
Bom, vamos começar explicando o que é o LSF (acrônimo de Light Steel Frame), essa tecnologia consiste em perfis metálicos em aço (geralmente galvanizados) que formam uma estrutura, também conhecida como "gaiola", nesta estrutura são fixados os demais elementos que não necessariamente são estruturais, mas sim estéticos, isolantes, acústicos, térmicos e entre outros fins.
Quem já esteve em uma obra tradicional sabe que é em muitos casos uma espécie de serviço artesanal, por exemplo, quando vamos montar a caixa ou estrutura de madeira para preparar uma coluna, viga ou estrutura completa de uma casa, sobrado ou pequeno edifício é preciso cortar a madeira, pregar, preparar a estrutura de aço para montagem do concreto armado, e tudo isso normalmente é feito no local, precisando cortar madeira, ferro e outros materiais. Ainda temos areia, cimento e vários outros materiais sendo utilizados em larga escala para formar a estrutura.
Já no sistema LSF esta estrutura já vem definida de fábrica e é montada no local. E o uso da água é outro ponto crucial para sua maior aceitação no mercado de agora e do amanhã, já que a sustentabilidade é a palavra que vem norteando os rumos de muitos setores econômicos (vide os carros elétricos e seus subsídios por vários países como a grande solução do setor). Uma obra tradicional em alvenaria usa em média 500 litros de água por metro quadrado construído, enquanto que o LSF usa cerca de 5 litros para a mesma metragem, por isso que este sistema também é conhecido como Construção a Seco.
Um outro aspecto deste sistema construtivo é sua leveza, pois como é baseado em materiais diferentes isso se traduz em uma edificação mais leve, mas não por isso mais frágil já que a disposição estrutural destes perfis ou vigas de aço garante a correta distribuição das cargas sobre o terreno e os materiais de acabamento externo estão cada dia mais reforçados, com variadas possibilidades, suportando as intempéries e garantindo a segurança de uso em todos os ambientes que naturalmente seriam edificadas construções em métodos mais comuns.
Atualmente podem ser edificadas casas, sobrados e até mesmo pequenos edifícios neste método. Em relação a aceitação por parte dos bancos para fins de financiamento também uma boa notícia, as principais instituições já tem protocolos para vistoria e análise deste tipo de construção viabilizando para que ele seja cada vez mais difundido por aqui.
Mas nem tudo são flores, pois os contras desta nova tecnologia começam pelo seu custo que ainda costuma ser maior do que a alvenaria comum, o que certamente é um entrave. Outro ponto é em relação a qualificação exigida dos profissionais para sua correta execução. Podemos ainda citar certas regulaçóes pois mesmo sendo aceito para fins de financiamento aiinda é algo novo a ser explorado e melhor entendido.
O mundo do Light Steel Frame é riquíssimo e tem muito ainda para ser divulgado, por isso fique sempre atento as nossas redes e todas nossas ferramentas de divulgação pois sempre que tivermos novidades sobre o tema estaremos postando.
O caminho é longo e mudar uma mentalidade enraizada não é fácil, mas o tempo dirá se o LSF veio para ficar e se provar todos estes pontos positivos (e outros que literalmente o tempo vai comprovar) temos certeza de que irá criar uma nova etapa na indústria da construção civil aqui no Brasil para trazer transformar o futuro em presente.
Em nosso site ibernardes.com.br 🌐 você encontra centenas de ofertas de imóveis sempre com as melhores condições de pagamento, sem contar o atendimento de excelência pelo qual a Imobiliária Bernardes é reconhecida.
Fique à vontade para enriquecer nosso Blog no campo dos comentários abaixo.
Gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos e familiares.
.png)




Comentários
Postar um comentário